Campo Grande terá energia solar e ar-condicionado em todas as escolas municipais

Você está visualizando atualmente Campo Grande terá energia solar e ar-condicionado em todas as escolas municipais
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de novembro de 2023

A Prefeitura de Campo Grande anunciou na tarde desta segunda-feira, 20 de novembro, um plano para instalação de energia solar e ar-condicionado em todas as 205 escolas municipais, além de outras melhorias na infraestrutura e no atendimento aos estudantes da Capital.

A prefeita Adriane Lopes (Progressistas) foi quem apresentou o projeto no Parque Tarsila do Amaral, Jardim Vida Nova.

Segundo a prefeita, o objetivo é tornar as escolas mais sustentáveis, econômicas e confortáveis para os alunos e professores. Para isso, serão instaladas placas solares no chão e no telhado das unidades escolares, com capacidade total de geração de 6.352,08 KWp (medida da energia solar). A expectativa é que o município economize R$ 439 milhões em 25 anos com a redução do consumo de energia elétrica.

Escolas Municipais

Além disso, todas as escolas receberão 4 mil ares-condicionados, que irão proporcionar um ambiente mais agradável para o aprendizado, especialmente nos dias mais quentes. Outra medida prevista é a implantação de novos bebedouros, que garantirão água fresca e de qualidade para os estudantes.

A prefeita também anunciou a entrega de notebooks a diretores e coordenadores e mais 899 computadores para a Semed (Secretaria Municipal de Saúde), que irão facilitar a gestão e a comunicação das escolas. Ainda na área de tecnologia, a prefeitura planeja renovar a frota de veículos e de mobiliário para 106 escolas, com recursos do programa “Juntos Pela Escola”, que soma R$ 134 milhões.

Escolas municipais

Para ampliar a oferta de vagas na rede municipal, Adriane Lopes pretende construir 166 novas salas de aula modulares, com sistema de climatização, que permitirão a abertura de 6.600 novas vagas. Também haverá a contratação de 323 professores, que irão reforçar o quadro docente das escolas.

A chefe do executivo ainda anunciou a construção de duas novas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) nos bairros Inápolis e São Conrado, que irão atender a demanda por educação infantil nessas regiões.

Outra novidade é que, a partir do próximo ano, dez escolas que oferecem o EJA (Educação de Jovens e Adultos) passarão a ofertar plantões de dúvidas e oficinas para atrair mais estudantes que desejam concluir os estudos. A prefeita também destacou que a GCM (Guarda Civil Municipal) fará rondas com 10 viaturas e 90 unidades contarão com a presença diurna de equipes da guarda, para garantir a segurança das escolas.

A prefeita Adriane Lopes afirmou que as ações anunciadas são fruto de um planejamento sério e de uma gestão comprometida com a educação. O objetivo, conforme anunciado, é proporcionar melhorias nas escolas se reflitam na qualidade do ensino e na formação dos estudantes.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular