Frente fria deve aliviar calor em MS no fim de semana

tempo quente
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de novembro de 2023

Após sofrer com uma onda de calor que levou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a emitir um alerta de grande perigo, os moradores de Mato Grosso do Sul podem esperar um alívio no clima no fim de semana. Uma frente fria deve chegar ao Estado no domingo (19) e provocar chuvas e queda nas temperaturas em várias regiões.

Segundo o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Clima em MS), a frente fria rompe o bloqueio atmosférico que impedia a entrada de umidade e causava o calor intenso. Com isso, há previsão de chuvas e tempestades nos dias 19 e 20 de novembro, especialmente nas áreas sul e oeste do Estado.

As cidades que registraram as maiores temperaturas nos últimos dias sentirão a mudança no clima. Em Campo Grande, por exemplo, a máxima deve cair de 38°C na sexta-feira (17) para 31°C no domingo (19), quando há possibilidade de chuva. Em Sete Quedas, na região sul, a diferença pode ser ainda maior: de 38°C no sábado (18) para 28°C no domingo (19).

Publicidade

99

Já em Corumbá, cidade que registrou a maior temperatura do país na última terça-feira (14), a máxima cairá de 39°C graus na sexta para 30°C graus no domingo, com possibilidade de pancadas de chuva. A precipitação é aguardada, principalmente para aliviar as queimadas que vem consumindo grande parte do Pantanal.

Dia mais quente no Estado

Mas antes de se refrescar com a chegada da frente fria em MS, os sul-mato-grossenses terão que enfrentar mais um dia de calor extremo. Sexta-feira (17), deve ser o dia mais quente da semana, com temperaturas acima de 40°C em algumas localidades. Essa é a terceira onda de calor que atinge o Estado neste ano.