Incêndio avança sobre o Pantanal e coloca em risco motoristas na BR-262

Você está visualizando atualmente Incêndio avança sobre o Pantanal e coloca em risco motoristas na BR-262
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de novembro de 2023

Um vídeo divulgado pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) mostra o incêndio que atingiu a vegetação às margens da BR-262, na região do Buraco das Piranhas, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. As imagens são impressionantes e revelam o perigo que os motoristas enfrentaram na noite desta terça-feira, 14 de novembro.

As cenas relembram um triste episódio vivenciado em 2020, quando incêndios devastaram a paisagem pantaneira, queimando grande parte do bioma e trazendo a morte de inúmeros animais.

No vídeo, gravado em um carro, é possível ver as chamas se alastrando pela vegetação e a fumaça cobrindo a pista. Duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local para orientar o trânsito. Segundo o IHP, essa região do Pantanal já foi bastante afetada pelos incêndios, que têm consumido grandes áreas do bioma.

De acordo com dados do Laboratório de Aplicações de Satélites da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ), até segunda-feira (13), o fogo já havia destruído 489.950 hectares do Pantanal em Mato Grosso do Sul e mais 456.725 hectares na região do Mato Grosso. A área representa 6,27% do Pantanal e o número está muito acima do registrado em 2022, quando foram queimados 316.650 hectares do bioma ao todo.

Em Mato Grosso do Sul, as áreas mais afetadas este ano são no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (34,34%); Terra Indígena Kadiwéu (19.37%) e RPPN Fazenda Rio Negro (16,78%).

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular