Corumbá é o município com o maior rebanho bovino de Mato Grosso do Sul e um dos maiores do Brasil, segundo o Censo Pecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade tem 1.981.843 cabeças de gado, o que representa 20 vezes mais que os 96 mil habitantes da cidade, conforme a estimativa de 2022.
A cidade é responsável por 11% do rebanho bovino de Mato Grosso do Sul. Seguindo a lista estão Ribas do Rio Pardo, com 837 mil cabeças, e Aquidauana, com rebanho de 797 mil bovinos.
O levantamento mostrou ainda que o estado de Mato Grosso do Sul tem 58 milhões de animais, entre suínos, bovinos, galinhas, codornas, cabras e ovelhas, o que significa que há 21,4 animais para cada pessoa no estado.
Brasil
No cenário nacional, o Brasil tem 224 milhões de bovinos e 1 bilhão de galinhas, o que significa que há 9 vezes mais gado e galinha do que gente no país. Segundo o Censo Pecuário, a produção de carne bovina foi de 8,4 milhões de toneladas e a de frango, de 14 milhões de toneladas.
Apesar de o número de bovinos ser maior, o consumo de frango é mais elevado pela população. O país consumiu 9,7 milhões de toneladas de galinha e exportou 4,7 milhões de toneladas, enquanto o consumo de gado foi de 5,5 milhões de toneladas e a exportação, de 3 milhões de toneladas. O tempo de abate dos animais é de três anos para o gado e 45 dias para as galinhas.