Vereador homenageia policiais ambientais pelo sucesso da Expedição Ambiental Pantaneira

Você está visualizando atualmente Vereador homenageia policiais ambientais pelo sucesso da Expedição Ambiental Pantaneira
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de outubro de 2023

O vereador Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada) está prestando homenagens a policiais militares ambientais pelo sucesso de mais uma edição da Expedição Ambiental no Pantanal, uma ação que visa levar serviços de segurança pública, assistenciais e educação ambiental, às comunidades ribeirinhas do Alto Pantanal.

Nesta segunda-feira, 30, durante sessão ordinária da Câmara, Qualhada apresentou requerimento em que presta homenagem com outorga de Moções de Congratulações e Aplausos ao grupo de policiais, aprovado por unanimidade pelos demais pares da Casa de Leis.

A entrega das moções deverá ser marcada para os próximos dias e serão agraciados o capitão Kelvin Augusto  Rodrigues Valente; o segundo-tenente Gesner Batista Ramos; os subtenentes Wallysthon Luiz Coelho Wounnsoscky e Jony Cândido Andrade; o primeiro sargento Thiago Francisco Barboza de Mello; os segundo sargentos Antonio Cesar Alves, José Antonio Rodrigues da Silva, Joacil Silva de Souza e Lucas Kelmo Vilalva da Silva; o terceiro sargento Leoncio Ribeiro Raldes, e o cabo Ariovaldo Aparecido Colman Rodrigues.

A Expedição

A expedição é realizada anualmente por via fluvial, percorrendo aproximadamente 700 quilômetros (ida e volta). Foi iniciada em 2016 como uma ação local foi desenvolvida pela 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Corumbá;

Mesmo com limitações como pequenas embarcações, isso não impede que a equipe realize efetivamente o trabalho proposto e o transporte de materiais necessários para a almejada missão.

Com o seu crescimento, a expedição foi incorporada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental de MS como uma de suas operações de prevenção, fiscalização e promoção da segurança pública.

Após dois anos de sua realização, a expedição motivou o Ministério Público Estadual a doar recursos para aquisição de uma embarcação maior, batizada de Mitã Rory (criança feliz em Guarani), que permite também ações como um posto móvel de fiscalização.

Ao longo de sete anos de expedição ocorreram inúmeras ações de grande impacto. Dentre elas se destacam a implantação de acesso à internet na comunidade indígena Aldeia Guató; prestação de assistência jurídica aos ribeirinhos; distribuição de cestas básicas e equipamentos de proteção individual para os catadores de isca; bem como a distribuição de mudas de árvores nativas.

Essas são apenas algumas das iniciativas que trouxeram inúmeros benefícios para toda extensa região ribeirinha do Alto Paraguai.

Durante a expedição uma atividade significativa envolve a criação de desenhos pelos alunos que retratam suas vidas no Pantanal, sendo selecionados para compor o calendário de educação ambiental no Pantanal que combina as ilustrações das crianças com informações para moradores locais e turistas.

A evolução da Expedição de Educação Ambiental no Pantanal destaca a sua importância e agora é parte integrante do calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Com participação ativa do estado, a presença do policial militar ambiental nessas regiões isoladas segue proporcionando um ambiente seguro para as comunidades ribeirinhas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular