Corumbá lidera “lista suja” por trabalho escravo em MS; lista foi divulgada pelo MTE

Você está visualizando atualmente Corumbá lidera “lista suja” por trabalho escravo em MS; lista foi divulgada pelo MTE
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de outubro de 2023

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quinta-feira, 05 de outubro, a atualização do Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. O documento, conhecido como Lista Suja, traz mais três nomes de Mato Grosso do Sul, totalizando 21 no estado.

A maioria das ocorrências listadas em MS envolve trabalho rural em fazendas ou sítios. Dos 21 nomes, 20 são desse tipo de serviço. Apenas um caso é de trabalho na construção civil.

As cidades que constam na lista são: Corumbá (6), Porto Murtinho (5), Campo Grande (2), Ponta Porã, Anastácio, Iguatemi, Naviraí, Antônio João, Nioaque, Bela Vista e Itaquiraí. Os casos afetaram 236 trabalhadores.

A lista é atualizada semestralmente e tem o objetivo de dar transparência aos atos administrativos resultantes das ações fiscais de combate ao trabalho análogo à escravidão realizadas por Auditores–Fiscais do Trabalho do MTE.

A entrada de pessoas físicas ou jurídicas na lista só acontece após o encerramento do processo administrativo sobre a situação análoga à escravidão. O nome de cada empregador fica publicado pelo período de dois anos, por isso nesta atualização foram retirados 12 nomes que completaram esse tempo de publicação.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular