Vereadora pede urgência ao TCE para fiscalizar gastos com pessoal da Prefeitura de Corumbá

Você está visualizando atualmente Vereadora pede urgência ao TCE para fiscalizar gastos com pessoal da Prefeitura de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de outubro de 2023

Corumbá (MS) — A vereadora Raquel Bryk (Progressistas) apresentou um requerimento de urgência especial na Câmara Municipal de Corumbá, nesta segunda-feira, 02 de outubro, solicitando que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e o Ministério Público de Contas (MPC-MS) fiscalizem os gastos com pessoal da Prefeitura de Corumbá. Segundo ela, o município ultrapassou o limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos dois primeiros quadrimestres de 2023, comprometendo a saúde fiscal da cidade.

Conforme o requerimento, a Prefeitura de Corumbá fechou o primeiro quadrimestre com uma despesa total com pessoal de 57,52% da receita corrente líquida, acima do limite máximo de 54% previsto na LRF. O dado foi publicado no Diário Oficial do município, edição 2.662, de 29 de maio de 2023. No segundo quadrimestre, a situação se repetiu, com uma despesa total com pessoal de 54,29%, conforme publicado no Diário Oficial do município, edição 2.742, de 28 de setembro de 2023.

Segundo a parlamentar, as publicações demonstram que a Prefeitura de Corumbá não adotou medidas administrativas eficientes para reduzir os gastos com pessoal e recuperar o equilíbrio fiscal do município. Raquel enfatizou, que o município espera uma redução do percentual dos gastos com pessoal, apenas, pelo aumento na arrecadação e a liberação de recursos represados no Governo Federal.

Ela também criticou as medidas tomadas pela Prefeitura de Corumbá para reduzir os gastos com pessoal no primeiro quadrimestre, que consistiram em cortar a dedicação exclusiva dos servidores de carreira, mas manter os cargos comissionados puro, sem alteração. Ela defendeu que as recomendações do TCE-MS e do MPC-MS protejam os direitos líquidos e certos dos servidores municipais efetivos, cujo reajuste salarial já está prejudicado pelas sanções da LRF.

Para colocar fim às irregularidades, a vereadora pediu urgência na tramitação do seu requerimento e solicitou que o TCE-MS e o MPC-MS emitam alerta e recomendações ao Executivo municipal de Corumbá, quanto à redução da despesa com pessoal, a fim de reestabelecer a saúde fiscal do município.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular