Vereadora cobra mutirão para atendimento no INSS de Corumbá

Você está visualizando atualmente Vereadora cobra mutirão para atendimento no INSS de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de março de 2021

A vereadora Raquel Bryk está sugerindo à Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Mato Grosso do Sul, a realização de um mutirão de avaliação social na agência de Corumbá, para reduzir a imensa fila de espera por parte de pessoas que aguardam perícia médica, indispensável para a concessão de muitos benefícios, como o auxílio-doença, entre outros serviços.

O pedido foi feito durante sessão do Poder Legislativo corumbaense e encaminhando ao superintendente do INSS no Mato Grosso do Sul, Raimundo Ruiz. Ela explicou que o mutirão é necessário para auxiliar nos trabalhos de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de outros serviços.

“Diante da pandemia da Covid-19, muitos servidores estão afastado de suas tarefas, em especial por pertencerem aos grupos de risco. Mediante esta situação, a fila de espera tem aumentado. Acreditamos que um mutirão mensal acontecendo em nossa cidade, poderia dar andamento aos inúmeros processos em espera, oferecendo assim o atendimento às pessoas que necessitam dos benefícios”, explicou.

Além disso, a vereadora sugeriu ao prefeito Marcelo Iunes e ao superintendente regional do INSS, a celebração de um convênio para dar agilidade nos trâmites de entrada dos benefícios, tendo em vista que para ser beneficiário de qualquer programa do Governo Federal, é necessário estar devidamente cadastrado no CADÚNICO, cadastro esse realizado pelos CRAS.

“Isso já acontece em alguns municípios do Estado como Costa Rica, São Gabriel, Pedro Gomes, Bandeirantes, Figueirão, Sonora e Selvíria. Esta parceria entre o Município e o INSS, vai facilitar a vida dos cidadãos na hora de dar entrada nos benefícios, visto que ao realizar o cadastramento no CADUNICO, o mesmo momento pode ser aproveitado para enviar os dados para a base do INSS, evitando que pessoas muitas vezes em difícil condições de locomoção, como no caso dos idosos e portadores de necessidades especiais, precisem estar se deslocando de um local para outro, em busca do atendimento”, completou.

HOMENAGEM

Por outro lado, Raquel Bryk apresentou requerimento na Câmara no sentido de prestar uma homenagem (Moção de Congratulação), à senhora Jackeline Consenza, jornalista e proprietária do único Jornal Feminino da região, pela 150ª Edição do Jornal da Mulher.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular