Operação Ágata Oeste apreende drogas e realiza ações sociais na fronteira

No momento, você está visualizando Operação Ágata Oeste apreende drogas e realiza ações sociais na fronteira
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de setembro de 2023

A Operação Ágata Oeste, que reúne as Forças Armadas e os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF), intensificou as ações de combate aos crimes na fronteira dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No último fim de semana, a operação apreendeu 128 kg de cocaína e 16 kg de skank, além de realizar atividades cívico-sociais no município de Porto Murtinho-MS.

A operação, ativada pelo Ministério da Defesa em apoio aos OSPF, conta com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. O objetivo é prevenir e reprimir os delitos transfronteiriços e os crimes ambientais, fortalecendo a presença do Estado nas faixas de fronteira.

Entre os OSPF que participam da Operação Ágata Oeste 2023 estão a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RFB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

Aciso

No fim de semana, a operação também promoveu várias ações sociais no município de Porto Murtinho-MS, como atendimentos médico e odontológico, palestras socioeducativas, corte de cabelo, manicure, doação de roupas, exposição de materiais dos Fuzileiros Navais e pintura de rosto infantil. O Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” também fez parte da programação do evento, com visitação pública para crianças e adultos.

No total, foram realizados 115 atendimentos médicos, 82 odontológicos, 57 de manicure, 112 cortes de cabelo, distribuídos 483 kits de roupas e sapatos e 196 kits dentais. Cerca de 110 crianças foram orientadas sobre saúde bucal e receberam aplicação de flúor.

  • aciso1
  • aciso2
  • aciso3

No dia 19, militares visitaram a Casa dos Idosos “São Vicente de Paulo” e o Centro de Referência da Assistência Social “Maria Ester Ayub”. Nos dois locais, foram distribuídos 180 kits de roupa e calçados.

No dia 20, 127 crianças e adolescentes da Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê participaram da palestra socioeducativa “Bullying nunca mais”, enquanto 410 adultos puderam participar de palestra socioeducativa sobre violência doméstica.

Ainda como parte das atividades da ACiSo, militares da Agência Fluvial de Porto Murtinho pintaram e reformaram a Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular