SES confirma morte de criança de 9 anos por Influenza em Corumbá

Você está visualizando atualmente SES confirma morte de criança de 9 anos por Influenza em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de setembro de 2023

Corumbá (MS) — Uma menina de nove anos morreu devido à gripe em Corumbá. Ela foi infectada pelo vírus da Influenza B, que já provocou 64 mortes em Mato Grosso do Sul desde o início do ano. A confirmação da causa do óbito foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) nesta quarta-feira (13).

A criança faleceu no dia 03 de março deste ano, mas o resultado do exame que comprovou a presença do vírus só saiu nesta semana. Segundo a SES-MS, ela não tinha nenhuma comorbidade relatada, ou seja, não sofria de outras doenças que poderiam agravar o quadro de gripe.

A Influenza B é um dos tipos de vírus que causam a gripe. Ela pode provocar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e muscular. Em alguns casos, pode evoluir para complicações graves, como pneumonia e insuficiência respiratória.

Publicidade

99

Conforme o boletim epidemiológico da SES-MS, Mato Grosso do Sul registra 467 hospitalizações por Influenza desde o começo do ano. A maioria dos casos foi causada pela Influenza A H1N1, que foi responsável por 36 óbitos, ou seja, mais da metade dos registros. Os homens representam 54,7% (39) das mortes e as mulheres com 45,3% (29).

influenza
Boletim foi divulgado nesta quarta-feira (13)

As crianças de um a nove anos foram quase um terço das internações por gripe em Mato Grosso do Sul, com 154 casos (33%). A SES-MS alerta para a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para os grupos prioritários, como gestantes, idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. A vacina protege contra os três tipos de vírus mais comuns da gripe: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular