INMET mantém alerta de temporal para Corumbá nesta quarta-feira

temporal corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de setembro de 2023

Corumbá (MS) — Após vivenciar momentos de pânico na tarde de terça-feira (12), quando um forte temporal atingiu a região de Corumbá, causando estragos e uma morte, nesta quarta-feira (13), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de chuvas intensas. Segundo o instituto, podem ocorrer ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

O temporal de terça-feira provocou o desabamento da cobertura de uma quadra de uma escola municipal, onde um aluno morreu. Outros prédios públicos e privados também foram danificados pela força dos ventos e da chuva. Segundo a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), foram registrados ventos de até 90 km/h em Corumbá e um acumulado de 13mm de chuva.

Para evitar tragédias em dias de temporal, com o oque ocorreu em Corumbá o Inmet recomenda que os moradores não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda deve ser evitado, assim como o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Defesa Civil

Diante dos estragos causados pelo temporal, uma equipe da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul foi enviada ao município para avaliar os danos, fornecer suporte e assistência necessária à população. A Agesul também está mobilizada e pronta para atuar com equipamentos e mão de obra na fase de reconstrução. Empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo estadual e operam na região foram acionadas pela Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) para colaborar conforme o plano de trabalho da prefeitura.

Devido aos prejuízos causados em prédios públicos e privados, todas as aulas das unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme) foram suspensas até sexta-feira (15), como medida de precaução.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular