A novela Terra e Paixão, exibida pela TV Globo no horário das nove, causou polêmica no episódio de segunda-feira (11) ao mencionar dois destinos turísticos de Mato Grosso do Sul: Bonito e Corumbá. A trama, que se passa no coração do estado, fez uma referência depreciativa à Cidade Branca, que não agradou aos habitantes da região.
A cena que gerou indignação foi protagonizada pela personagem Jussara, vivida por Tatiana Tibúrcio, mãe da protagonista Aline, interpretada por Bárbara Reis. Jussara rejeitou a proposta de viagem romântica do seu pretendente Gentil, papel de Flávio Bauraqui, que queria levá-la para Corumbá para pescar com os amigos.
Jussara não escondeu a sua insatisfação e, além de pronunciar o nome da cidade erradamente, depreciou um dos maiores e melhores destinos turísticos do Pantanal, comparando com Bonito, outro importante destino e um dos locais mais visitados do Brasil por sua beleza natural.
“Velho mão de vaca! Eu sou uma boba mesmo, Gentil. Eu achando aqui que a gente ia fazer uma viagem romântica, só eu e ele, que ele ia me levar pra onde? Pra Bonito, ficar num hotel chique… e ele fez o que? Quer me levar pra [CUrumbá] (sic), pra pescar com os amigos véio dele bêbado. Eu vou fazer o que num bando de véio aposentado coçando frieira? Ah, te manca, Gentil”, disparou Jussara.
A fala da personagem repercutiu nas redes sociais que criticaram como a novela retratou Corumbá. Muitos moradores se sentiram ofendidos e desrespeitados com a piada de mau gosto. Eles destacaram as qualidades da cidade, que é considerada um patrimônio histórico e cultural do Brasil e possui uma rica biodiversidade.
Confira a seguir, as cenas que foram ao ar nesta segunda-feira.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular