Semana terá virada do tempo com chuva e queda de temperaturas para  9°C

virada do tempo
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de setembro de 2023

Campo Grande (MS) — Mato Grosso do Sul se prepara para passar um período chuvoso nesta semana, que deve provocar virada do tempo e uma queda brusca nas temperaturas, principalmente no sul do Estado. A mudança no clima deve ocorrer entre quarta (13) e sexta-feira (15), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na quarta-feira, a região sul pode ter mínima de 18°C e máxima de 36°C, com alta probabilidade de chuvas e trovoadas isoladas. Essas condições devem favorecer a redução dos termômetros, que podem chegar a 9°C na quinta-feira (14).

As demais regiões do Estado também devem sentir o efeito da passagem da chuva, com diminuição das temperaturas e aumento da umidade do ar. Na quarta-feira, a região norte e pantaneira pode ter máxima de 37°C, como em Coxim e Corumbá. Mas a partir de quinta-feira a mínima pode ser de 10°C e a máxima de 24°C nessas cidades.

Campo Grande não fica de fora da instabilidade climática e pode ter mínima de 13°C. Na quinta-feira, está prevista muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O mesmo cenário se repete em Três Lagoas e Dourados, com mínimas entre 10°C e 15°C e chuvas ao longo do dia.

Recorde de Calor

Antes da virada do tempo, porém, o Estado deve enfrentar uma onda de calor, com temperaturas que podem atingir 42°C em Corumbá na segunda (11) e terça-feira (12). O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) avalia possíveis recordes deste ano diante da elevação dos termômetros.

No entanto, além do calor, os municípios também devem lidar com baixos índices de umidade relativa do ar, entre 5% e 20%. O destaque fica para as regiões sudoeste, pantaneira e norte do estado. Essa situação requer cuidados com a saúde e o meio ambiente, como evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, beber bastante água e não fazer queimadas.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular