Policiais de MS recebem treinamento do FBI em São Paulo

fbi
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de setembro de 2023

Entre os dias 27 de agosto e 01 de setembro, uma equipe da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul esteve em São Paulo para participar de cursos de alto nível oferecidos pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), a agência federal de investigação dos Estados Unidos. Os cursos foram realizados na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, com o apoio do Consulado Americano.

Os policiais civis selecionados foram o delegado Gabriel Cardoso Gonçalves Barros e os investigadores, José Maurício Gouvea e Adilson Escalante Barboza. Eles passaram por uma rigorosa avaliação de perfil, sendo aprovados pelas instituições envolvidas.

Os cursos ministrados pelo FBI foram o “Cyber Enable Transnational Organized Crime Inteligência Course – TOC” (Curso de Inteligência sobre Crime Organizado Transnacional Habilitado para Cibernética) e o “Advanced Law Enforcement Rapid Response Training – ALERRT” (Treinamento Avançado de Resposta Rápida para Aplicação da Lei).

O curso TOC teve como objetivo ensinar novas técnicas de investigação, como o uso de inteligência artificial para analisar fontes abertas de informação. O curso também abordou operações de segurança e pesquisas na darkweb, a parte oculta da internet onde ocorrem atividades ilícitas. O curso visou aprimorar as capacidades dos policiais no combate ao crime organizado transnacional, que envolve grupos criminosos que atuam em vários países.

Já o curso ALERRT teve como foco capacitar e treinar os policiais para lidar com situações envolvendo atiradores ativos, que são indivíduos armados que atacam locais públicos com intenção de matar. O curso seguiu a doutrina estadunidense, que preconiza uma resposta rápida e efetiva dos agentes de segurança. O curso também formou instrutores habilitados pelo FBI, que poderão disseminar o conhecimento adquirido para outros policiais.

Os cursos tiveram uma carga horária intensiva de 40 a 48 horas cada um. As atividades incluíram exposições práticas e teóricas, proporcionando aos participantes uma imersão completa nas técnicas e estratégias abordadas.

A iniciativa faz parte do compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em investir na capacitação de seus profissionais e fortalecer a cooperação internacional no combate ao crime, aproveitando a especialização do FBI em questões de segurança e inteligência.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular