O cantor Steve Harwell, que ficou famoso como vocalista do Smash Mouth, morreu nesta segunda-feira (4), aos 56 anos. Ele sofria de insuficiência hepática em estágio terminal e estava em casa, acompanhado de familiares e amigos. A morte foi confirmada pelo empresário da banda, Robert Hayes.
Harwell fundou o Smash Mouth em 1994, em San Jose, na Califórnia. Ele começou sua carreira como rapper do grupo F.O.S., mas se destacou com o estilo pop rock do Smash Mouth. A banda vendeu mais de 10 milhões de álbuns no mundo todo e teve vários sucessos nas paradas musicais.
Um dos maiores hits da banda foi a música “All Star”, lançada em 1999, no álbum “Astro Lounge”. A canção ficou famosa também por fazer parte da trilha sonora do filme “Shrek”, de 2001. Outra música que marcou a carreira do Smash Mouth foi a versão de “I’m a believer”, dos Monkees, também usada no filme.
Sucesso Mundial, Shrek eternizou uma das canções de maior sucesso do grupo
Harwell anunciou sua aposentadoria em 2021, após enfrentar problemas de saúde mental e física. Ele se afastou dos palcos, sendo substituído por Zach Goode, que segue como vocalista do Smash Mouth. A banda ainda conta com o baixista Paul De Lisle, único integrante da formação original.
“O legado de Steve será perpetuado através da música”, disse Hayes em um comunicado. “Com Steve, o Smash Mouth liderou as paradas com dois singles de sucesso # 1, cinco singles no Top 40, três singles no Hot 100, quatro álbuns da Billboard 200 e uma indicação ao Grammy”.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular