Corumbá e Bolívia discutem atualização do Tratado de Roboré

Corumbá discute tratado de Roboré
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de setembro de 2023

O Tratado de Roboré, que regula as relações comerciais e fronteiriças entre Brasil e Bolívia desde 1958, está sendo revisado por autoridades dos dois países. Uma reunião técnica foi realizada na cidade boliviana de Roboré nos dias 23 e 24 de agosto, com a participação de representantes da Prefeitura de Corumbá.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Siena Oliva, estiveram presentes no encontro. Eles apresentaram a organização da cadeia do turismo em Corumbá, Mato Grosso do Sul e Brasil, e discutiram as mudanças necessárias para adequar o tratado à realidade atual.

“O Tratado de Roboré, o qual é de 1958, foi avaliado e uma agenda foi construída no sentido de tratar de sua atualização e adequá-lo à realidade que temos hoje, tanto no que trata da relação do comércio entre Brasil e Bolívia; como fluxo de pessoas e limites fronteiriços”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Corumbá.

Segundo o secretário Cássio, o objetivo é fortalecer o comércio e o fluxo de pessoas entre as cidades-gêmeas de Corumbá e Puerto Quijarro, além de definir os limites fronteiriços. As tratativas já haviam sido iniciadas em janeiro do ano passado, em uma reunião realizada em Corumbá.

Uma nova rodada de discussões está prevista para a primeira quinzena de setembro, na cidade boliviana de Puerto Quijarro. O secretário Cássio afirmou que a Prefeitura de Corumbá está empenhada em buscar uma integração maior com a Bolívia, visando o desenvolvimento econômico e sustentável da região.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Deixe um comentário