Oportunidade de ensino superior para refugiados, migrantes e apátridas na UEMS

ensino superior para refugiados vestibular da uems
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de setembro de 2023

Campo Grande (MS) — A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com uma oportunidade imperdível para quem deseja ingressar no ensino superior. A instituição abriu 170 vagas em 23 cursos de graduação, distribuídos em oito unidades do Estado, destinadas exclusivamente a refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade e apátridas. As vagas são remanescentes do processo seletivo regular e podem ser preenchidas por candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 4 e 17 de setembro, pelo site da UEMS. O candidato deve informar seus dados pessoais, renda per capita, curso de interesse e as notas das áreas de Linguagens e Matemática do Histórico Escolar do Ensino Médio ou da Certificação do Ensino Médio emitida pelas instituições certificadoras. O formulário de inscrição está disponível [aqui].

Ensino superior para refugiados

A seleção será feita com base na média aritmética das notas informadas pelo candidato. O edital de convocação para matrícula será divulgado a partir do dia 29 de setembro no site da Pró-Reitoria de Ensino. Os candidatos convocados deverão apresentar os documentos exigidos no edital no ato da matrícula.

A UEMS é uma das primeiras universidades brasileiras a aderir ao programa Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Agência da ONU (ACNUR), que visa promover o acesso e a permanência de alunos no ensino superior para refugiados.

A instituição também conta com uma política de acolhimento aos migrantes e apátridas, oferecendo apoio pedagógico, psicológico e social aos estudantes. Para mais informações sobre o processo seletivo, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail acolhimento@uems.br. O edital também está disponível em espanhol, inglês e francês.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular