Tráfico de pessoas: boliviano é detido por agenciar entrada ilegal estrangeiros no Brasil

Você está visualizando atualmente Tráfico de pessoas: boliviano é detido por agenciar entrada ilegal estrangeiros no Brasil
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de agosto de 2023

Na manhã de quarta-feira (30), uma equipe da Polícia Militar de Corumbá abordou um veículo com placas da Bolívia que transportava quatro pessoas de nacionalidade boliviana sem documentação de entrada no Brasil. O condutor do veículo confessou que receberia dinheiro para levar os passageiros até a rodoviária de Corumbá, onde eles embarcariam para São Paulo – SP com a intenção de trabalhar na indústria têxtil.

A abordagem ocorreu por volta das 9h30min, na região da fronteira, quando os policiais perceberam o nervosismo do motorista do veículo, que tentou fazer um retorno ao avistar a viatura policial. Os policiais abordaram o condutor de 26 anos, e os passageiros W.C.M, M.C.M e N.A.A todos de 19 anos, além de W.L.S de 52 anos, apontado como agenciador do grupo.

Durante a entrevista policial, apenas o autor de 52 anos respondia as perguntas, dando sinais para que os outros não se manifestassem. Ele informou que todos estavam indo para São Paulo-SP para trabalhar na produção e confecção de roupas com outros bolivianos que já residem na cidade. Ele disse também que as passagens de ônibus seriam pagas por outras pessoas que não estavam com eles. Nenhum dos envolvidos possuía documentação de autorização de entrada e permanência no Brasil.

Os policiais solicitaram apoio da equipe de Força Tática do 6º BPM para conduzir os envolvidos até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência, e posteriormente encaminhá-los para a Delegacia de Polícia Federal para as providências cabíveis. Na Delegacia de Polícia Civil, foram encontrados valores em reais e em pesos bolivianos e aparelhos celulares com os envolvidos.

Durante o registro da ocorrência, o autor de 52 anos confessou a atividade de agenciador para entrada ilegal dos bolivianos. Os aliciados informaram ainda que teriam pago o valor de R$ 200 reais pelo transporte clandestino por uma empresa não regular até São Paulo e que o local de embarque seria de conhecimento apenas do aliciador.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular