Superlua Azul vai iluminar o céu de Mato Grosso do Sul na quarta-feira

Você está visualizando atualmente Superlua Azul vai iluminar o céu de Mato Grosso do Sul na quarta-feira
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de agosto de 2023

Na noite de quarta-feira (30), os moradores de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de admirar um espetáculo da natureza: a Superlua Azul. Trata-se da maior lua cheia prevista para o ano, que vai brilhar mais do que o normal no céu.

O fenômeno poderá ser observado a partir das 21h35, horário de MS, em todas as regiões do planeta, desde que o tempo esteja favorável. A lua nascerá no horizonte (a leste), quando o sol se põe (a oeste), e se pôr (a oeste) quando o sol nasce (a leste), podendo ser vista durante toda a noite.

Mas por que esse nome? Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, os termos “lua azul” e “superlua” não são definições científicas, mas sim populares. Eles foram criados pelo astrólogo Richard Nolle em 1979.

Ela explica que “lua azul” é o nome dado à segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Já “superlua” é o nome dado à lua cheia que ocorre quando ela está mais próxima da Terra, no ponto chamado de perigeu.

lua perigeu

“A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384 mil quilômetros. No perigeu, essa distância pode diminuir para cerca de 356 mil quilômetros, fazendo com que a lua pareça maior e mais brilhante”, esclarece Josina.

A astrônoma ressalta que esses fenômenos não têm nenhuma influência sobre o clima, as marés ou os terremotos. Eles são apenas eventos astronômicos interessantes de se observar.

Como o termo não é originalmente científico, instituições astronômicas podem divergir sobre a distância da Lua em relação à Terra que caracteriza a Superlua.

Entretanto, a lua estará na fase Perigeu permite que a vista seja 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.

Se o tempo não estiver nublado, os moradores podem admirar a lua a olho nu, sem equipamentos de aproximação.

A próxima vez que a lua cheia vai chegar ainda mais perto da Terra será em 25 de novembro de 2034. Portanto, não perca essa chance de ver a Superlua Azul e se encantar com a beleza do nosso satélite natural.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular