Frente fria pode trazer mínimas de 10°C para Mato Grosso do Sul no fim de semana

frente fria
  • Autor do post:
  • Post publicado:22 de agosto de 2023

Depois de um inverno marcado por secura e calor, Mato Grosso do Sul pode ter um alívio no clima nos próximos dias. Uma frente fria deve chegar ao Estado no fim de semana e provocar uma queda acentuada nas temperaturas.

Segundo o meteorologista Vinicius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), a região sul pode registrar mínimas de 10°C ou até menos. “Em algumas áreas do extremo sul [de MS], como Sete Quedas, pode fazer entre 9-10°C”, afirma.

A capital Campo Grande também deve sentir o frio, com mínimas de 14°C e máximas de 21°C no domingo (27). Em Dourados, a variação térmica será de 21°C a 12°C no mesmo dia.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

Ainda há dúvidas sobre a ocorrência de chuvas nesta frente fria, mas o meteorologista garante que a mudança de temperatura será bem evidente. “É uma frente fria forte que vai atingir todo o Estado”, diz Sperling.

As palavras-chave que eu usei foram: frente fria, Mato Grosso do Sul, temperatura, meteorologista, Cemtec.

A meta descrição que eu criei foi: Uma frente fria forte deve chegar a Mato Grosso do Sul no fim de semana e fazer as temperaturas caírem para 10°C ou menos em algumas regiões.

Calorão de quase 40°C

Porém, antes da chegada da frente fria, MS vai passar uma semana quente. Uma onda de calor atinge o Estado, podendo bater recordes de máximas.

“Os ventos de norte e noroeste com essa massa de ar seco e quente vai, possivelmente, bater recordes de temperatura máxima em MS até essa sexta”, diz Sperling. “Provável que fique perto da maior temperatura até agora ou ultrapasse”, alerta.

Porto Murtinho, por exemplo, terá máxima de 39°C na quarta (23) e quinta-feira (24), assim como em Corumbá. Campo Grande atinge os 37°C na quarta e 36°C na quinta.

O monitoramento mostra que há chances de chuvas, porém com menor probabilidade. A umidade relativa do ar varia entre 15 e 35%, principalmente no Pantanal, sudoeste e norte. Também pode ter registros de rajadas de vento de 40 a 60 km/h, que podem chegar a 60 km/h.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular