“Não faça como a Prefeitura de Corumbá” Painel pede por mais valorização de servidoras

Você está visualizando atualmente “Não faça como a Prefeitura de Corumbá” Painel pede por mais valorização de servidoras
Outdoor chama atenção para necessidade de valorização profissional em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de agosto de 2023

Corumbá (MS)- Pegando um “gancho” nas reinvindicações alusivas a campanha “Agosto Lilás” que tem por objetivo ampliar a voz feminina contra todos os tipos de violência praticada contra as mulheres, o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (SIMTED), encampou uma campanha de busca pela valorização dos servidores em Educação da cidade, em especial às que atuam na REME de Corumbá.

Outdoors foram instalados com o objetivo de chamar a atenção da população para a problemática, uma vez que a maior parte dos servidores que atuam na rede municipal de ensino de Corumbá, é formada por mulheres.

“Aderimos à campanha do agosto Lilás unindo às reivindicações da categoria da Educação da rede municipal por valorização salarial e por melhores condições de trabalho, visto que não basta combater só a violência doméstica.  Todas as formas de violência devem ser combatidas. Na Educação, temos a maioria de profissionais mulheres e  a desvalorização das condições de trabalho e salarial também é forma de violência”, destacou o presidente da SIMTED Gabriel Omar.

A iniciativa, conforme Gabriel são deliberadas em Assembleia Geral da Categoria.

Abono não é Reajuste

O ato vem como resposta para decisão do Prefeito de Corumbá em substituir o reajuste salarial dos servidores, por um “abono” de apenas 4,19% que será concedido de maneira temporária aos profissionais que atuam no município.

A atitude de Marcelo Iunes, colocou a cidade de Corumbá entre os municípios mais mal avaliados no quesito “Valorização Profissional” na categoria dos servidores em Educação no estado de Mato Grosso do Sul.

A tabela divulgada pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), destaca ainda que o quarto maior município do estado, ocupa apenas a 49ª posição dos municípios que mais valorizam seus profissionais de Educação.

O presidente do SIMTED Corumbá, ressalta ainda que a concessão de um abono, está longe de atingir o que a categoria entende como o mínimo aceitável, uma vez que, além de estar em um percentual defasado, o abono não é contabilizado em termos de férias e 13º salário.

outdoor2

Indicativo de Greve

Uma nota emitida pelo Sindicato nesta quarta-feira, 15 de agosto, não descarta a realização de um ato grevista em busca de melhores condições de trabalho e valorização profissional ainda em 2023.

Segundo as informações do Sindicato, os profissionais estão sendo colocados a par da situação referente a negociação junto ao município, esclarecendo o não cumprimento da data-base da categoria que que deveria ter ocorrido em maio, bem como a não aceitação do “abono” no lugar do reajuste pleiteado na casa dos 14%, que para o sindicato, seria o mínimo, para recompor as perdas salariais obtidas nos últimos anos.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular