PRF recomenda demissão de agentes envolvidos na morte de Genivaldo em Sergipe

genivaldo
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de agosto de 2023

A Corregedoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu o processo administrativo disciplinar que investigou a conduta dos policiais rodoviários federais que participaram da abordagem e morte de Genivaldo de Jesus Santos, em Sergipe. O processo tem mais de 13 mil páginas e recomenda a demissão de três agentes e a suspensão de outros dois.

O processo administrativo disciplinar apontou que os três agentes diretamente ligados ao caso agiram com “desvio de finalidade, abuso de poder e excesso”. Além disso, o documento indicou que outros dois agentes preencheram o boletim de ocorrência “sem a devida transparência e informações relevantes”, segundo a PRF.

O processo foi encaminhado ao Ministério da Justiça na noite de quarta-feira (2). O órgão é responsável por decidir se acata ou não a recomendação da Corregedoria da PRF. A palavra final é do ministro Flávio Dino.

Caso Genivaldo

Genivaldo de Jesus morreu em 25 de maio de 2022 e o caso ficou conhecido como “a câmara de gás improvisada”.

Conforme a denúncia do Ministério Público, a vítima morreu asfixiada depois de ser colocada no compartimento de presos da viatura da PRF, onde os agentes lançaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Populares acompanharam a cena e gravaram o momento, que viralizou nas redes sociais e gerou indignação.

O juiz de primeiro grau decretou a prisão preventiva dos policiais “para garantia da ordem pública, em razão da gravidade do fato e de indícios de reiteração criminosa específica”. Isso porque, segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), dois dos três policiais envolvidos no caso foram indiciados por abordagem violenta dois dias antes da morte de Genivaldo.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular