Operação Yaguara combate caça ilegal de onça-pintada e biopirataria no Pantanal

caça ilegal de onça-pintada
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de agosto de 2023

Corumbá (MS)- A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 03 de agosto, a Operação Yaguara, com o objetivo de combater a caça ilegal de onça-pintada e a biopirataria no Pantanal. A operação teve origem em uma denúncia e um vídeo que mostrava o corpo decapitado de uma onça-pintada adulta flutuando no rio do Paraguai-mirim.

A PF instaurou um inquérito policial e realizou diversas diligências pelo Pantanal, identificando os possíveis envolvidos no crime. Os agentes também descobriram que a cabeça do animal foi vendida para o exterior, configurando a prática de biopirataria.

onca pintada sem cabeca
Corpo de onça-pintada sem cabeça foi encontrado boiando na região do Paraguai-Mirim

Para apurar os fatos em toda sua extensão, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Corumbá. A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A caça ilegal de animais silvestres, principalmente da onça-pintada, é um dos crimes que a PF atua para combater no Pantanal. A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção. A caça ilegal é motivada pelo tráfico de peles, dentes, garras e outros órgãos do animal.

A Delegacia da PF em Corumbá mantém um canal de denúncias anônimas através do e-mail uip.cra.ms@pf.gov.br e do telefone 67 9 9616 2162. Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato. A sua colaboração é fundamental para a preservação da fauna pantaneira.

Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular