Cidade do Natal dá espaço à Cidade de Maria em 21ª Festa de Nossa Senhora da Abadia

Você está visualizando atualmente Cidade do Natal dá espaço à Cidade de Maria em 21ª Festa de Nossa Senhora da Abadia
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de julho de 2023

Mais de 200 voluntários estão envolvidos na organização da mais importante comemoração do Santuário Nossa Senhora da Abadia. A 21ª Festa da Padroeira da arquidiocese de Campo Grande está prevista para começar no dia 03 de agosto com a abertura dos portões da Cidade de Maria, nos Altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

A celebração abre os festejos para o aniversário de 124 anos da Cidade Morena e vai contar com uma programação religiosa, organizada pelo Santuário, mas também cultural e gastronômica, com diversas opções e apresentações culturais até o dia 13 de agosto.

Importantes nomes da música católica como Rodrigão, a dupla Álvaro e Daniel e Colo de Deus, além de músicos sul-mato-grossenses e nacionais, irão se apresentar no palco da Cidade de Maria. O evento também vai contar com a presença de outras paróquias parceiras.

A Casa de Maria terá exposição religiosa com diversos elementos históricos da mãe de Jesus, os dogmas relacionados a ela e sua devoção especialmente sob o título de Nossa Senhora da Abadia e como a primeira imagem chegou em Campo Grande, trazida pelo mineiro Eliseu Ramos.

ns abadia2 Cidade de Maria
Última festa nos Altos da Afonso Pena aconteceu em 2019

Segundo relato do pároco do Santuário, padre Paulo Vital, a história começou há 112 anos quando este mineiro, radicado em Campo Grande desde 1905, cumprindo uma promessa onde pedia saúde e prosperidade, adquiriu a imagem da virgem.

Anos após a sua chegada no então Estado de Mato Grosso, fizeram-lhe a doação de um estandarte da virgem. Eliseu começou a arrecadar recursos na cidade para adquirir a imagem em São Paulo, e conseguiu trazê-la de trem até Três Lagoas. Depois disso teve início uma viagem no mínimo inusitada, seguindo no lombo de burro e depois, a partir de Água Clara, em carro de boi até Campo Grande.

A imagem chegou na Capital no dia 3 de agosto de 1912, depois de honrosa recepção, foi introduzida na modesta Igreja de Santo Antônio, sua primeira morada. Em 1957, ao instituir a Diocese de Campo Grande o Papa Pio XII intitulou a Virgem da Abadia como padroeira da Arquidiocese de Campo Grande.

*As informações são da Assessoria de Comunicação

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular