IHP e Exército têm parceria para promover desenvolvimento sustentável no Pantanal

Você está visualizando atualmente IHP e Exército têm parceria para promover desenvolvimento sustentável no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de julho de 2023

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e o Exército Brasileiro possuem parceria para promover o desenvolvimento sustentável no Pantanal. Parte integrante dessa proposta de trabalho envolve a capacitação de militares por parte do Instituto para ampliar o número de profissionais com capacidade para realizar o plantio de mudas em processos de restauração ambiental, além de haver pessoal com conhecimento para a montagem de trilhas de longa distância.

Ao todo, 20 militares que atuam em Corumbá receberam certificados nesta sexta-feira (7), pela manhã, no Memorial do Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 172, Porto Geral), após participarem de capacitações.

ihp brigadistas2
Equipe de 20 militares do Exército certificados

Os participantes integram a 18º Brigada de Infantaria do Pantanal e o 17º Batalhão de Fronteira. Participaram da entrega dos certificados o General de Brigada Marcelo Zanon Harnish, comandante da 18º Brigada de Infantaria do Pantanal; Coronel Leandro Corrêa Pimentel, comandante do 17º Batalhão de Fronteira; o Capitão Jones Alves dos Santos, comandante da Companhia de Comando da 18º Brigada de Infantaria do Pantanal; além do presidente do IHP, Ângelo Rabelo.

Foram 10 militares que realizaram o Curso de Capacitação em Recuperação de Áreas pós incêndios florestais no Pantanal, realizado no período de 10 a 18 de abril de 2023, na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, na Serra do Amolar. Esse curso foi realizado pelo IHP, com apoio da empresa Restaura e a Brigada Alto Pantanal.

Os militares tiveram a oportunidade de acompanhar parte do processo de plantio de 25 mil mudas que foi realizado dentro do projeto Mitigação dos efeitos dos incêndios de 2020 e prevenção contra novos incêndios na Serra do Amolar, Pantanal, que é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO como agência executora.

ihp brigadistas3
General de Brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal; presidente do IHP coronel Ângelo Rabelo; coronel Leandro Corrêa Pimentel, comandante do 17⁰ Batalhão de Fronteira

Os outros 10 militares certificados participaram da Capacitação para Manutenção de Trilhas de Longa Distância, que ocorreu entre 29 de maio a 9 de junho de 2023 na Serra do Amolar, ao longo de 60 km de trilha chamada Travessia Guadakan. A Brigada Alto Pantanal deu apoio nessa ação.

A Travessia Guadakan está sendo montada com apoio da Wetlands International Brasil e se trata de um produto de econegócio para fomentar o desenvolvimento sustentável na região da Serra do Amolar por meio do turismo.

ihp brigadistas
Chefe da Brigada Alto Pantanal, do IHP, Manoel Garcia, ajudou a promover a capacitação

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. 

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular