Ex-prefeito e 7 ex-vereadores de Ladário são condenados à prisão por esquema de mensalinho

Você está visualizando atualmente Ex-prefeito e 7 ex-vereadores de Ladário são condenados à prisão por esquema de mensalinho
Foto: Pérola News
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de julho de 2023

Ladário (MS)- Um esquema de desvio de recursos públicos e pagamento de ‘mensalinho’ levou à condenação do ex-prefeito de Ladário, Carlos Anibal Ruso Pedroso, além de ex-secretárias da prefeitura do município e também ex-vereadores. O grupo foi alvo de operações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) por crimes de peculato e corrupção.

Segundo a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o ex-prefeito Carlos Ruso teria integrado um esquema de desvio de recursos públicos, junto com as ex-servidoras Andressa Paraquett, ex-secretária de Assistência Social, e Eiza Nadila Bassoli. Além disso, ele teria pago R$ 3 mil mensais a sete vereadores da cidade, para manter uma base de apoio na Câmara Municipal.

As condenações foram proferidas pelo juiz Idail de Toni Filho, da 1ª Vara Criminal de Corumbá. As penas variam de 6 a 11 anos de prisão, em regimes fechado e semiaberto, além do pagamento de dias-multa. O valor do dia-multa é de 1/30 do salário mínimo vigente na época dos crimes praticados, devidamente corrigidos.

GAeco terra branca

O juiz também condenou o grupo por associação criminosa, mas indeferiu o pedido de indenização por danos morais coletivos feito pelo MPMS.

O esquema foi denunciado pelo presidente da Câmara da cidade na época, Fábio Peixoto de Araújo Gomes. O salário de um vereador do município era de cerca de R$ 6 mil. A Câmara tinha 11 vereadores. Sete deles foram presos e afastados do cargo na Operação Terra Branca.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular