Combustíveis ficarão mais caros a partir de julho com volta de impostos federais

Você está visualizando atualmente Combustíveis ficarão mais caros a partir de julho com volta de impostos federais
Posto de combustível
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de junho de 2023

Os motoristas de Mato Grosso do Sul terão que desembolsar mais dinheiro para abastecer seus veículos a partir do próximo mês. Isso porque o Governo Federal vai retomar a cobrança dos impostos PIS e Cofins sobre a gasolina e o etanol, que estavam suspensos desde março deste ano.

Segundo o Sinpetro-MS (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes MS), o aumento dos tributos vai representar um acréscimo de R$ 0,34 no litro da gasolina e de R$ 0,22 no litro do etanol em todo o estado. O reajuste vale para todo o país e entra em vigor no dia 1º de julho.

O diretor do Sinpetro/MS, Edson Lazarotto, esclarece que o aumento não é uma decisão dos postos de combustíveis, mas sim uma consequência da política tributária federal. Ele afirma que o reajuste afeta toda a cadeia de combustíveis, desde as refinarias até as distribuidoras e os revendedores finais.

“É um aumento de tributo e não de preço dos produtos. Portanto, não é o posto que altera já que o reajuste mexe com a cadeia de combustíveis, que começa na refinaria, vai para as distribuidoras e finalmente os postos recebem com os novos custos”, explica Lazarotto.

Ele recomenda que os consumidores pesquisem os preços dos combustíveis antes de abastecer e fiquem atentos às variações do mercado. Ele lembra que os valores dos combustíveis também são influenciados por outros fatores, como o câmbio, a demanda e a oferta.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular