Operação da PF desarticula esquema de contrabando de agrotóxicos do Paraguai

No momento, você está visualizando Operação da PF desarticula esquema de contrabando de agrotóxicos do Paraguai
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de junho de 2023

Dourados (MS)- A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira, 21 de junho uma operação para desmantelar uma organização criminosa que se dedicava à compra e ao transporte de agrotóxicos ilegais vindos do Paraguai. A operação, batizada de Agropoison, foi resultado de uma investigação iniciada em julho de 2020, após uma apreensão de produtos contrabandeados em Dourados.

Durante a investigação, a Polícia Federal identificou os líderes e os integrantes da organização, que usavam empresas de fachada, pessoas laranjas e cargas mistas para ocultar a origem e o destino dos agrotóxicos. A estimativa é que o grupo tenha movimentado mais de R$ 2 milhões com a atividade ilícita.

Para cumprir os mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Dourados/MS, a Polícia Federal mobilizou mais de 20 agentes, que realizaram sete buscas e apreensões e duas prisões temporárias nas cidades de Palotina/PR, Toledo/PR e Porto Alegre/RS. Além disso, foram bloqueados os bens imóveis, veículos e contas bancárias dos envolvidos e das empresas ligadas ao esquema.

Um dos alvos da operação foi preso em flagrante por fabricação e alteração de armas de fogo e munições, em Palotina. Ele já tinha um mandado de prisão temporária em seu nome.

Os suspeitos vão responder pelos crimes de organização criminosa e contrabando, que podem render até 13 anos de prisão.