Há 156 anos, Corumbá era reconquistada pelo Brasil na Guerra contra o Paraguai

Você está visualizando atualmente Há 156 anos, Corumbá era reconquistada pelo Brasil na Guerra contra o Paraguai
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de junho de 2023

Corumbá, a Capital do Pantanal, comemora nesta terça-feira, 13 de junho, o aniversário de 156 anos da Retomada da Cidade pelo Exército Brasileiro durante a Guerra contra o Paraguai. A data é um dos quatro feriados municipais da cidade, que tem uma história marcada pela resistência e pela bravura de seus habitantes.

A Retomada de Corumbá ocorreu em 1867, após quase dois anos de ocupação paraguaia. As tropas brasileiras, comandadas pelo coronel Antônio Maria Coelho, desembarcaram na região do Porto e iniciaram o ataque à cidade, que estava sob o domínio do coronel Vicente Barrios. Após uma batalha sangrenta, que durou cerca de cinco horas, os paraguaios foram derrotados e expulsos de Corumbá.

A vitória brasileira foi decisiva para a defesa do território nacional e para a manutenção da navegação no rio Paraguai, que era vital para o abastecimento das forças aliadas. Além disso, a Retomada de Corumbá representou um símbolo de patriotismo e de orgulho para os corumbaenses, que nunca se renderam ao invasor e que lutaram pela liberdade de sua terra.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular