Resgate bem-sucedido: Onça-pintada e filhote retornam à natureza em Ladário

Você está visualizando atualmente Resgate bem-sucedido: Onça-pintada e filhote retornam à natureza em Ladário
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de maio de 2023

Corumbá (MS)- A segunda onça-pintada avistada na área urbana de Ladário, desde a tarde desta segunda-feira (29), foi capturada e solta, pela força-tarefa composta por militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e biólogos do Instituto do Homem Pantaneiro.

A contenção, transporte e soltura do animal ocorreu na manhã desta terça-feira, 30 de maio, após o felino ser avistado na área central da cidade. Uma residência e uma creche chegaram a ser isoladas para garantir a segurança da população e do próprio animal.

Após ser capturado por meio de sedativos ministrados por médicos veterinários do IHP, o animal foi transportado com auxilio de uma embarcação do Corpo de Bombeiros, para o mesmo local onde, durante a madrugada, o filhote havia sido solto.

A expectativa é de que, ambos, soltos em seu habitat natural possam se reencontrar nas próximas horas. Mãe e filhote seguem sendo monitorados por pesquisadores do IHP.

Resgate do filhote

O animal foi resgatado após ser isolado nas dependências de um estabelecimento comercial localizado na região portuária da cidade.

resgate onca2
Animal foi transportado para uma região um pouco mais afastada da área urbana / Fotos: Divulgação 3º GB

Antes, o animal foi visto caminhando pelas ruas até se abrigar no local. Agentes da PMA e do Corpo de Bombeiros realizaram o isolamento da área até a chegada de um veterinário do IHP que avaliou a situação e procedeu com a contenção do felino.

De acordo com o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, tenente-coronel Silvanei, os procedimentos são realizados de acordo com protocolo estabelecidos pelos órgãos competentes.

A contenção é realizada pelo Veterinário e Biólogo do IHP, com uso de dardo tranquilizante, posteriormente é feito o monitoramento da saúde do animal durante o transporte. Caso esteja com a saúde e condições físicas integras, pode ser liberada em seu habitat natural, longe do centro urbano”, afirmou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular