PROERD 2023 beneficia mais de mil alunos da rede municipal de Corumbá

Você está visualizando atualmente PROERD 2023 beneficia mais de mil alunos da rede municipal de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de maio de 2023

Corumbá (MS)- O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) iniciou sua edição 2023 na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, em uma cerimônia na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. O programa, que é uma política pública municipal instituída pela lei nº 2.836 de julho de 2022, vai atender 1.100 alunos do 5° ano do ensino fundamental de 13 escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá.

O objetivo do PROERD é desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens, ampliando a integração entre a Polícia Militar e a comunidade. O programa também visa desenvolver habilidades nos operadores de segurança, no sentido de prevenir a utilização de drogas ilícitas e lícitas.

O secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, ressaltou que Corumbá foi a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a instituir a Lei do PROERD. Ele também destacou que o programa promove a cidadania e a disseminação da cultura da paz.

A secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, explicou que o propósito é esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais e professores sobre as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas.

“É fundamental um trabalho preventivo, não podemos desistir. Pesquisas mostram a importância e os resultados desse programa”, disse.

O comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos Magno da Silva, afirmou que o PROERD vai cuidar das crianças, sementes vão ser plantadas para estes futuros cidadãos. “Precisamos plantar estas sementes e fazemos isso através da educação”, disse.

Proerd corumba
Comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos Magno da Silva / Fotos: Divulgação PMC

As formaturas dos alunos no curso do PROERD estão previstas para setembro e dezembro. O programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Corumbá (COMAD), da Câmara Municipal de Vereadores e do Poder Judiciário.

  • Com informações da ASCOM PMC

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular