Autorização do governo contempla quase 10 mil vagas em concursos; confira os detalhes

Você está visualizando atualmente Autorização do governo contempla quase 10 mil vagas em concursos; confira os detalhes
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de maio de 2023

O governo Lula já autorizou neste ano a abertura de concursos públicos ou processos seletivos para preencher quase 10 mil vagas em ministérios e órgãos federais. As datas dos concursos, no entanto, ainda dependem da publicação de editais.

O que já foi autorizado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já autorizou desde o início do ano 9.637 vagas. O número inclui provimento e novos concursos para um total de 7 órgãos.

O IBGE é o órgão com a maior quantidade de vagas. No total, serão 8.141 empregos de contratação temporária para cargos como agente de pesquisa por telefone e supervisor de pesquisa. O instituto tem até novembro para publicar o edital de abertura das inscrições.

A maioria dos concursos devem ser lançados em até 6 meses após a autorização. Apenas os processos seletivos da ANM (Agência Nacional de Mineração) e AGU (Advocacia-Geral da União) já foram iniciados. A publicação do edital e realização do concurso cabe a cada órgão que recebeu a autorização.

Novas vagas contemplam ministérios. Juntas, as pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Mudança do Clima e Relações Exteriores terão cerca de 1.000 vagas abertas a partir do segundo semestre.

Nem todos os concursos exigirão diploma de ensino superior. O IBGE e a Funai contratarão pessoas com nível intermediário de escolaridade.

Não há um número oficial de vagas a serem abertas nos próximos meses ou no ano. Segundo o MGI, na decisão quanto a autorização e número de vagas são levados em conta “a necessidade de força de trabalho, as prioridades de governo e as condições orçamentárias”. “Estamos trabalhando para recuperar a capacidade de atuação do governo para a execução de políticas públicas”, afirmou o ministério em nota.

Veja abaixo a lista de órgãos que vão contratar:

  • Agência Nacional de Mineração

Cargo: Especialista em recursos minerais

Escolaridade: Nível superior

Vagas: 40

Data do provimento: fevereiro de 2023

  • Ministério das Relações Exteriores

Cargo: Terceiro secretário. Veja portaria

Escolaridade: Nível superior

Vagas: 30

Data do provimento: A partir de julho de 2023

  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Cargos: Analista em ciência e tecnologia, pesquisador e tecnologista. Veja portaria

Escolaridade: Nível superior

Vagas: 814

Data do provimento: A partir de novembro de 2023

  • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Cargo: Analista ambiental. Veja portaria

Escolaridade: Nível Superior

Vagas: 98

Data do provimento: A partir de novembro de 2023

  • Funai

Cargos: agente em indigenismo; administrador, antropólogo, arquiteto; arquivista, assistente social; bibliotecário; contador; economista; engenheiro; engenheiro agrônomo; engenheiro florestal; estatístico; geógrafo; indigenista especializado; psicólogo; sociólogo; técnico em assuntos educacionais; e técnico em comunicação social. Veja a portaria

Escolaridade: Nível intermediário e superior

Vagas: 502

Data do provimento: A partir de novembro de 2023

  • Advocacia-Geral da União

Cargos: Administrador, arquivista; analista técnico-administrativo; contador; técnico em assuntos educacionais; e técnico em comunicação social. Veja a portaria

Escolaridade: Nível superior

Vagas: 12

Data do provimento: maio de 2023

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Cargos: Agente censitário mapeamento (ACMAP); agente de pesquisas e mapeamento (APM); agente de pesquisa por telefone; codificador e supervisor de pesquisa. Veja portaria

Escolaridade: Nível intermediário e superior

Vagas: 8.141

Data do provimento: A partir de outubro de 2023

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular