Operação da PF combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em MS e outros cinco estados

Você está visualizando atualmente Operação da PF combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em MS e outros cinco estados
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de maio de 2023

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 11 de maio, a Operação Helix, que visa desarticular uma organização criminosa responsável pela introdução de toneladas de entorpecentes em território nacional, e pela prática de lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas.

A operação contou com a cooperação jurídica e policial do Paraguai, onde os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país. Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados, que se encontra no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público Paraguaio.

No Brasil, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Além disso, foram deferidos o sequestro de diversos bens móveis, como automóveis e helicópteros, e de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os 30 milhões de reais, além do bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

Em dois anos de investigação da PF contra tal organização criminosa, foram apreendidos 2.750kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai.

A Operação Helix é um desdobramento da Operação Ômega, deflagrada em novembro de 2021, que resultou na prisão do líder da organização criminosa e na apreensão de mais de uma tonelada de cocaína em um helicóptero no interior do Paraná.

Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a mais de 30 anos de reclusão.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular