Sem limpeza e manutenção praça histórica vira lixão a céu aberto em Corumbá | Opinião

Você está visualizando atualmente Sem limpeza e manutenção praça histórica vira lixão a céu aberto em Corumbá | Opinião
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de maio de 2023

Mato, restos de comida, sacos plásticos, entulho e até bicho morto. Não, não é a descrição de nenhum lixão ou aterro sanitário, mas bem que podia.

A diferença, é que toda essa sujeira, está exposta a céu aberto, há mais de duas semanas em um dos pontos turísticos e históricos mais tradicionais de Corumbá, bem no centro da cidade.  

A Praça da República, aliás, vem sendo o retrato do desleixo e falta de comprometimento do poder público municipal há muito tempo.

praca republica2
Lixo, entulho e até um bicho morto são amontoados em plena praça pública há mais de uma semana no centro de Corumbá

Quem visita a cidade se espanta com a falta de zelo com o bem público, ainda mais um espaço rico em história e que em um tempo não muito distante, foi completamente restaurado e revitalizado com recursos do PAC Cidades Históricas.

Já para quem mora na região ou precisa passar pelo local, o problema é ainda maior.

A falta de iluminação recorrente no local, cria um ambiente de insegurança e hostil. Por outro lado, a praça possui problemas estruturais como a falta de gramado que é resultado da falta de cuidado, iluminação precária, brinquedos quebrados e muita, mas muita sujeira.

É praticamente impossível, encontrar um banco sequer que não esteja totalmente coberto por terra. Terra aliás, é vista por toda parte, aos montes e espalhada ao longo do passeio público.

praca republica4
Sem manutenção, passeio público e bancos ficam tomados pela terra

Com tanto desleixo, não demorou para que o local que deveria servir como um equipamento público de lazer, se transformasse na verdade, no endereço fixo para moradores de rua, viciados e ponto de encontro para grupo de bêbados que passam o dia consumindo bebida alcóolica.

A vizinhança relata ainda que brigas e discussões entre viciados são frequentes, algumas delas com facas ou garrafas de vidro. O mal cheiro, vezes pelo lixo, vezes pelas necessidades fisiológicas dos moradores de rua que frequentam o local também é insuportável.

Com a sensação de insegurança, a Praça da República que poderia ser um dos pontos turísticos mais emblemáticos pela sua história com Corumbá, acaba na verdade, refletindo a má administração municipal e sendo motivo de vergonha, para uma cidade com tanto potencial para ser um dos mais belos atrativos turísticos do estado.

*O artigo é um conteúdo de responsabilidade do autor sem expressar necessariamente a opinião do jornal 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular