Coruja ameaçada de extinção é resgatada pela PMA em Campo Grande

Você está visualizando atualmente Coruja ameaçada de extinção é resgatada pela PMA em Campo Grande
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de maio de 2023

Campo Grande (MS)- Uma coruja de grande porte, da espécie murucututu-de-barriga-amarela, foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em uma chácara de Campo Grande na última quarta-feira (3). O animal estava com um ferimento na asa e foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) para tratamento.

Segundo a PMA, o animal foi encontrado pelo morador de uma chácara, que fica às margens da MS-040, a cerca de 12 km da capital, na saída para o município de Santa Rita do Pardo. Os policiais usaram uma luva especial para capturar a ave, que apresentava um ferimento na asa. A coruja foi levada ao Cras, onde vai passar por uma avaliação veterinária e receber os cuidados necessários para se recuperar.

A espécie

A espécie murucututu-de-barriga-amarela consta na lista brasileira de espécies ameaçadas de extinção e é considerada pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A principal ameaça à sua sobrevivência é a perda e a fragmentação do seu habitat natural, causadas pelo desmatamento e pela expansão urbana.

37mfgsubur0w

O murucututu-de-barriga-amarela é uma ave noturna que habita florestas úmidas e mata aberta no sudoeste do Brasil e áreas adjacentes do Paraguai e Argentina. Ela possui um disco facial castanho, sobrancelhas brancas e ventre amarelado, que dão origem ao seu nome comum. Ela pode medir até 52 centímetros e pesar até 670 gramas. Ela se alimenta principalmente de roedores e outros mamíferos de pequeno e médio porte.

A PMA alerta que quem encontrar um animal silvestre ferido ou em situação de risco deve acionar os órgãos ambientais competentes, como a própria PMA ou o Ibama, e não tentar capturar ou manter o animal em cativeiro, pois isso pode colocar em risco a vida do animal e da pessoa.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular