Bolsonaro diz a aliados que pretende concorrer ao Senado em 2026

Você está visualizando atualmente Bolsonaro diz a aliados que pretende concorrer ao Senado em 2026
(Foto: Adriano Machado/Reuters)
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de abril de 2023

Brasília (DF)- O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), informou a seus aliados que planeja concorrer a uma vaga no Senado Federal em 2026. De acordo com o ex-chefe do executivo, a ideia é considerar concorrer em uma das regiões onde recebeu mais votos nas eleições do ano passado, como o Distrito Federal, por exemplo. A coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo foi quem divulgou a informação.

Fontes próximas ao ex-presidente indicam que ele está ciente de uma possível condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o tornaria inelegível por oito anos. No entanto, Bolsonaro acredita que possa reverter a decisão com a troca de membros do tribunal – o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, deixará o tribunal em junho de 2024. Os ministros indicados por Bolsonaro ao STF, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, estarão no TSE.

Além da capital federal, Bolsonaro estaria considerando ainda uma candidatura por Rondônia e Mato Grosso, como opções para concorrer. No entanto, o DF é a sua opção principal, pois tem mais facilidade em mudar o seu domicílio eleitoral, já que ele tem uma residência fixa em Brasília.

No estado ele recebeu 58,81% dos votos no segundo turno na capital federal em 2022, em comparação com os 41,19% de Lula.

A eleição da ex-ministra Damares Alves também mostra o poder do conservadorismo no DF. É importante lembrar que em 2026 cada Unidade da Federação terá duas vagas disponíveis no Senado Federal, o que pode beneficiar a candidatura de Bolsonaro.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular