Justiça determina suspensão de cobrança de taxa de lixo vinculada ao serviço de água em Ladário

No momento, você está visualizando Justiça determina suspensão de cobrança de taxa de lixo vinculada ao serviço de água em Ladário
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de abril de 2023

Ladário (MS)- A Juíza de Direito da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Corumbá deferiu uma tutela provisória de urgência a pedido do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para suspender a cobrança da taxa de coleta, remoção, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos (TRS) vinculada ao serviço de fornecimento de água em Ladário.

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. (Sanesul) e o município de Ladário foram proibidos de efetuar a cobrança sob pena de multa diária por cada evento danoso. De acordo com o MPMS, a cobrança conjunta da TRS com a fatura do serviço de água foi considerada uma prática abusiva de venda casada e uma imposição ao consumidor, não uma escolha dele.

Segundo o Promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte, os consumidores foram surpreendidos com a cobrança da taxa de lixo em conjunto com a fatura do serviço de fornecimento de água, sem que fosse facultado a eles o pagamento separado de tais serviços. Os consumidores não foram notificados pelo município nem pela Sanesul para que expressassem o prévio consentimento acerca da cobrança conjunta.

taxa de lixo taxa de lixo

A Juíza determinou que o município e a Sanesul, colham a anuência expressa do consumidor a respeito da forma de cobrança da TRS, viabilizando a escolha do usuário de uma das modalidades previstas na Lei Complementar nº 135/2021.

Tanto a Prefeitura como a Sanesul, deverão promover, no prazo de 60 dias, uma campanha educativa e orientativa de ampla divulgação acerca dos direitos dos consumidores em relação à taxa de lixo, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 por cada dia de descumprimento, limitada inicialmente a 30 dias.

Em Corumbá a decisão já havia sido proferida pela justiça após os vereadores Raquel Bryk e Chicão Vianna, ingressarem com uma ação civil pública para suspensão da cobrança.

dia consumidor taxa de lixo