Governador do MS discute ações para combater violência nas escolas estaduais

Você está visualizando atualmente Governador do MS discute ações para combater violência nas escolas estaduais
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de março de 2023

O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou que fará uma reunião de emergência para discutir medidas práticas de combate à violência nas escolas estaduais do Mato Grosso do Sul. O debate deve acontecer no começo da próxima semana e contará com a presença de trabalhadores em educação, professores, representantes de alunos, dos pais e responsáveis, além das forças de segurança.

Entre as medidas que serão analisadas, está o uso de policiais da reserva de forma permanente nas unidades escolares, uma estratégia que já está sendo discutida em outros estados. Além disso, a Secretaria Estadual de Educação (SED) vai aumentar o monitoramento por câmeras nas escolas, passando de 230 para 290 unidades até o fim de abril.

Outras iniciativas incluem a criação de um núcleo de prevenção de acidentes nas escolas, a ampliação da parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública para rondas no entorno dos colégios e a implementação de um sistema facial de reconhecimento para impedir a entrada de intrusos ou pessoas não autorizadas nas unidades escolares.

A reunião foi convocada após uma série de episódios de violência nas escolas estaduais do MS. Na quarta-feira (dia 28), uma briga entre duas alunas da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, em Corumbá, resultou em uma jovem de 16 anos esfaqueada no braço.

No dia 23 de março, uma criança de 10 anos foi perfurada com uma tesoura por um colega de sala na Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino, em Jardim. Na última sexta-feira (dia 24), um adolescente de 15 anos foi flagrado com uma arma de brinquedo na Escola Estadual Teotônio Vilela, em Campo Grande, e ameaçou o diretor de bala.

O objetivo da reunião é discutir medidas concretas para garantir a segurança dos alunos, professores e demais trabalhadores em educação nas escolas estaduais do MS e prevenir novos episódios de violência.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular