Imagens chocantes de onças-pintadas sendo torturadas e até mesmo com cabeças decepadas circulam nas redes sociais e chamaram a atenção das autoridades policiais e ambientalistas. O vídeo, cuja origem ainda é desconhecida, está sendo investigado pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul.
O biólogo e diretor de comunicação e engajamento do Instituto SOS Pantanal, Gustavo Figuerôa, suspeita que as onças sejam do Pantanal, devido à fisionomia e tamanho. Ele chegou a compartilhar as imagens nas redes sociais e pediu por investigações rigorosas das autoridades.
“Esse tipo de vídeo mostra como esses criminosos se sentem à vontade, seguros para gravar esse tipo de atrocidade. As coisas só vão mudar quando esse tipo de atrocidade for punida rigorosamente”, comentou Figuerôa.
O vídeo está gerando grande comoção entre ambientalistas e defensores dos animais, que pedem por punições exemplares para os responsáveis. O tenente-coronel da PMA, Ednilson Queiroz, confirmou que há muitas pessoas tentando conseguir informações sobre a origem das imagens.
Para os defensores da fauna silvestre, a divulgação dessas imagens brutais é uma oportunidade de alertar para a necessidade de proteção das espécies que habitam a região, como as onças-pintadas, símbolo do Pantanal.