Bioparque Pantanal lança espaço Biotátil para pessoas com deficiência visual

Você está visualizando atualmente Bioparque Pantanal lança espaço Biotátil para pessoas com deficiência visual
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de março de 2023

Campo Grande (MS)- O Bioparque Pantanal, lançou recentemente um novo espaço voltado para pessoas com deficiência visual. O Biotátil permite que visitantes cegos ou com baixa visão possam conhecer, através do tato, objetos que compõem a cenografia dos tanques, como pedras, areia, cascos, sementes e folhas. O espaço também conta com uma variedade de animais taxidermizados, como papagaio e jacaré.

O Biotátil faz parte do projeto “Bioparque para Todos, iguais na diferença”, que já está em sua terceira fase e tem como objetivo ampliar e inovar as atividades do parque para torná-las mais acessíveis a pessoas com deficiência. Além do espaço Biotátil, o parque conta com outras implementações, como um tablet com informações dos tanques em libras e áudio descrição.

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destacou a importância de oferecer um atendimento humanizado e acessível a todos os visitantes.

“Queremos que as pessoas sintam a emoção do momento e consigam vislumbrar, ainda que pelo toque, as riquezas do nosso Pantanal”, disse.

O projeto conta com o apoio da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, que também destacou a importância do Biotátil para pessoas com deficiência visual.

“Hoje temos pessoas que não têm nenhuma visão desde bebê e pra elas é uma experiência fantástica, poder tocar em um animal e ver os detalhes, sentir uma semente”, explicou.

Os animais taxidermizados que fazem parte do espaço foram cedidos pela Polícia Militar Ambiental (PMA), que é parceira do Bioparque nas questões ambientais. Segundo o tenente coronel Ednilson Queiroz, responsável pela comunicação da PMA, a educação ambiental é uma atividade prioritária para a instituição e essa parceria possibilitou atingir um público novo e inclusivo.

Com a implementação do Biotátil e outras medidas de acessibilidade, o Bioparque Pantanal reforça seu compromisso em proporcionar uma experiência enriquecedora e inclusiva a todos os visitantes.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular