Borracheira e com orgulho, Dona Bete recebe homenagem na Câmara de Corumbá

Você está visualizando atualmente Borracheira e com orgulho, Dona Bete recebe homenagem na Câmara de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de março de 2023

Há mais de três década, “Dona Bete” como é conhecida, virou referência de bom atendimento e serviços prestados em uma profissão dominada pelo universo masculino.

Quem olha para imagem frágil e franzina, não imagina a força e determinação que a mulher de 63 anos, trabalha na Borracharia que montou na garagem da sua casa no bairro Nova Corumbá.

A história e garra da mulher que enfrentou os preconceitos e dificuldades da vida para criar seus cinco filhos, foi motivo de reconhecimento neste dia 08 de março, em comemoração ao Dia internacional da Mulher, celebrado na Câmara Municipal de Corumbá.

A homenagem foi indicada pelo Vereador Samyr “Qualhada” e aprovada pelos demais parlamentares.

Conheça a história

Aos 12 anos de idade, Dona Beth saiu com seus pais de sua cidade natal, no interior de Goiás, para Corumbá.

Eles, de origem humilde, lhe ensinaram desde cedo a correr atrás de seus sonhos. Quando criança, caminhava em torno de 2 km para estudar, sempre carregando um saco de arroz para transportar o seu material escolar.

Lembra-se da sua infância, das brincadeiras, dos amigos e da sua professora Guaracy.

Herdou dos pais a disposição para o trabalho, começando cedo como babá, cozinheira, garimpeira e, na fase mais adulta, a profissão de cobradora de ônibus. Nesse período, conheceu o seu esposo e teve seis filhos.

Para garantir com mais segurança o sustento da sua família, certo dia ela pediu ao seu esposo para lhe ensinar a trocar pneu de carro, pois tinha o desejo de montar uma oficina. Entretanto, recebeu uma resposta negativa, como se ela não fosse capaz de aprender.

Isso só fez aumentar a sua vontade e incentivou ainda mais o seu sonho. Independente do preconceito, lutou e conseguiu montar a sua borracharia!

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular