Vasco vence o Flamengo com golaço de Pumita Rodriguez

Você está visualizando atualmente Vasco vence o Flamengo com golaço de Pumita Rodriguez
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de março de 2023

Com gol de Pumita Rodríguez, o Vasco venceu o Flamengo por 1 a 0, no clássico disputado hoje (5), no Maracanã. O jogo foi válido pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, a penúltima antes do término da fase de classificação.

A vitória vascaína evitou o título antecipado do Flamengo na Taça Guanabara. Derrotado pela primeira vez neste estadual, o time de Vitor Pereira ainda é o líder, com 23 pontos. Mas vai ter que decidir quem termina em primeiro lugar na rodada final, em um confronto direto com o Fluminense, quarta-feira, às 21h10.

Para o Vasco, o jogo foi crucial para as pretensões de classificação. O time treinado por Mauricio Barbieri manteve o terceiro lugar, com 20 pontos. O cenário, ao mesmo tempo, deixa o Botafogo fora da zona de classificação para as semifinais.

Herói improvável

No confronto particular entre os uruguaios, Arrascaeta tem mais nome para ser cotado como protagonista do clássico. Mas coube ao lateral-direito Puma Rodríguez resolver o jogo e de forma improvável.

Pumita fez o gol do jogo aos 3 minutos do segundo tempo em um chute de muito longe. A bola sobrou na região central do campo e ele não quis nem saber: acertou uma paulada no canto de Santos.

Cria da Colina de volta

O clássico marcou a reestreia de Andrey Santos no meio-campo do Vasco. O jogador de 18 anos foi vendido pelo próprio cruz-maltino ao Chelsea, mas retornou por empréstimo até o meio do ano.

Com a bola, Andrey não se destacou tanto, já que a trinca de meio-campistas do Vasco viu um Flamengo com mais posse de bola. A dedicação de Andrey e dos outros dois titulares no setor — Rodrigo e Jair — foi mais na marcação, preenchendo espaços e forçando o rubro-negro a tentar jogadas pelos lados.

Foi o primeiro jogo de Andrey desde a convocação para a seleção principal. Ele está na lista do técnico Ramon Menezes, com quem foi campeão sul-americano sub-20, para o amistoso contra Marrocos.

Santos defende pênalti após críticas O goleiro Santos, do Flamengo, defendeu um pênalti. Assim, o clássico contra o Vasco trouxe uma espécie de volta por cima para ele — apesar do resultado.

Santos foi alvo de críticas nas últimas semanas por conta do desempenho instável na temporada. A proporção da chiadeira da torcida cresceu com o fato de ele não ter defendido um pênalti sequer na disputa contra o Independiente Del Valle. O Fla ficou com o vice.

A defesa de Santos foi importante contra o Vasco para manter o Fla vivo no jogo. Era um momento complicado da partida, aos 26 minutos do segundo tempo, quando ele pegou a cobrança de Pedro Raul.

Santos chegou à segunda defesa e 19 cobranças contra ele desde que chegou ao Fla, considerando disputas de pênaltis e batidas durante os jogos. A outra defesa foi no Mundial de Clubes, frente ao Al-Ahly.

Maracanã vira apoteose

O clássico entre Flamengo e Vasco foi uma ótima oportunidade para um bonito duelo entre as torcidas. Dentro do estádio, ambas deram um show, com uma competição no gogó e nos aplausos. Foram 64.727 pagantes e 69.020 presentes, para uma renda de R$ 5.007.752,50. O lado vascaíno, claro, saiu feliz.

Lances importantes

Na trave

Arrascaeta quase abriu o placar com dois minutos de jogo, mas o chute explodiu na trave direita do goleiro Léo Jardim.

Chance perdida

Gabigol desperdiçou uma oportunidade clara, aos 10 minutos do primeiro tempo, depois de um passe magistral de Arrascaeta. Só que o camisa 10 parou em Léo Jardim.

A resposta

O Vasco estava acuado, mas reagiu com Pedro Raul, que conseguiu um giro sobre a marcação e arriscou de longe. A bola explodiu na trave de Santos aos 11 minutos. No primeiro tempo, o Vasco ainda acertou uma bola no travessão aos 23 minutos.

Pressão, em vão

O Flamengo ainda tentou pressionar o Vasco depois que o rival perdeu pênalti. Mas o goleiro Léo Jardim apareceu bem mais vezes, como na defesa de um chute de canhota de Gabigol.

Ficha técnica

Flamengo 0 x 1 Vasco

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/Hora: 5/3/2023, às 18h10

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo (Fifa-RJ) e Thiago Farinha (RJ)

VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga.

Cartões amarelos: Gerson, Ayrton Lucas (FLA); Lucas Piton, Léo, Jair, Nenê (VAS)

Gols: Puma Rodríguez, 3’/2ºT

Flamengo: Santos, Varela (Matheuzinho), David Luiz (Pablo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Everton Cebolinha), Vidal (Matheus Gonçalves), Gerson, Everton Ribeiro (Matheus França) e Arrascaeta; Gabigol.

Técnico: Vítor Pereira

Vasco: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Miranda (Capasso), Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Marlon Gomes), Jair (Barros), Andrey Santos, Alex Teixeira (Nenê) e Gabriel Pec (Figueiredo); Pedro Raul.

Técnico: Maurício Barbieri

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular