Heloá, siamesa separada, faz declaração para irmã: ‘Te amo’; vídeo

Você está visualizando atualmente Heloá, siamesa separada, faz declaração para irmã: ‘Te amo’; vídeo
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de fevereiro de 2023

As gêmeas Heloá e Valentina Prado dos Santos já estão interagindo após a cirurgia de separação. Um vídeo mostra as duas conversando nos leitos da UTI e sorrindo (veja acima). Em um momento, Heloá mostra todo carinho que tem pela irmã.

No vídeo, as duas aparecem cada uma em um leito do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A mãe das gêmeas sugere que Heloísa chame a irmã. Ela, prontamente atende, chamando Valentina, que sorri.

“Te amo”, diz Heloá na sequência.

O médico Zacharias Calil, responsável pela separação das duas, comemorou a recuperação delas.

“Heloá e Valentina se interagindo. Heloá cada dia melhor e Valentina se recuperando progressivamente!! Cada dia um avanço”, escreveu na rede social.

Cirurgia de separação

Valentina e Heloá passaram por cirurgia de separação em 11 de janeiro. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil fez o procedimento junto com 50 profissionais. As meninas estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.

“Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil, na época da operação.

imagens 24
Heloá (à esquerda) e Valentina (à direita), após a extubação de Valentina — Foto: Zacharias Calil/Divulgação

Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular