Lula convoca governadores para reunião de emergência em Brasília nesta segunda

Você está visualizando atualmente Lula convoca governadores para reunião de emergência em Brasília nesta segunda
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega do relatório final da transição de governo e anúncio de novos ministros.
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de janeiro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os 27 governadores de estados e do DF para uma reunião de emergência em Brasília nesta segunda-feira (9/1). Prefeitos de capitais também estão sendo convidados para o evento, que deve acontecer na parte da tarde e tem como pauta a reação institucional aos atos de vandalismo cometidos por terroristas bolsonaristas em Brasília neste domingo (8/1).

Lula voltou neste domingo de Araraquara (SP), onde acompanhou os danos causados pela chuva, e foi diretamente para o Palácio do Planalto, onde vistoriou a destruição. A sala dele, que tem uma porta com segurança reforçada, foi um dos únicos cômodos onde os terroristas não conseguiram entrar, pois até armas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) eles roubaram.

O presidente decretou intervenção federal na segurança pública do DF e já está conversando com autoridades do Poder Legislativo e com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

Mais cedo, ainda no estado de São Paulo, Lula afirmou a jornalistas que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), “estimulou” os atos de vandalismo cometidos por bolsonaristas em Brasília.

“Aproveitaram o silêncio do domingo, quando ainda estamos montando o governo, para fazer o que fizeram”, disse Lula. “E vocês sabem que existem vários discursos do ex-presidente estimulando isso. E isso também é responsabilidade dele e dos partidos que sustentaram ele”.