Tatu com mais de 40 kg escava buraco debaixo de sítio e quase derruba casa

  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de novembro de 2022

Um Tatu Canastra (Priodontes giganteus), foi capturado na tarde desta sexta-feira (25), em Cassilândia, município a 418 quilômetros de Campo Grande. O animal estava escavando um buraco com mais de 50 centímetros debaixo de um sítio, nas proximidades da rodovia MS-306. O proprietário, de 65 anos, afirmou que se o bicho continuasse escavando poderia comprometer a estrutura da casa.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e lançou um pouco de água no buraco na esperança de que o animal saísse da toca. Porém, não houve efetividade e o tatu continuou a escavar. Depois os agentes armaram uma armadilha na abertura da toca e esperou até o anoitecer. Novamente o plano não funcionou.

Buraco que o animal estava escavando fica debaixo de sítio (Foto: PMA)
Buraco que o animal estava escavando fica debaixo de sítio (Foto: PMA)

No dia seguinte a equipe optou por quebrar o contrapiso da casa, com autorização do proprietário do sítio e escavar ao encontro com o tatu. A decisão foi trabalhosa, deixou prejuízos no local, mas bem sucedida. Os policiais chegaram até o animal e realizaram a captura, com uso de cambões e o colocaram em uma caixa de contenção.

Publicidade

99

A equipe percebeu que o animal não apresentava ferimentos e o soltou em área de vegetação, distante do perímetro urbano e de residências de propriedades rurais.