Eclipse lunar com lua de sangue poderá ser visto nesta terça-feira

Você está visualizando atualmente Eclipse lunar com lua de sangue poderá ser visto nesta terça-feira
Crianças observam o eclipse total da lua, em que o astro ganha tons avermelhados, conhecido como Lua de Sangue, no Forte de Copacabana.

O eclipse lunar com a lua de sangue poderá ser visto na madrugada desta terça-feira (8), em algumas partes do Brasil. Quanto mais a oeste, maior será a cobertura da lua. Será o segundo eclipse lunar do ano; o primeiro foi em maio.

Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Roraima terão visão parcial. Em MS e MT, por exemplo, a visualização será a partir de 5h09 da manhã (horário local).

Entretanto, apenas o extremo oeste do Acre poderá visualizar a fase total do fenômeno, às 07h17 (de Brasília).

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

Segundo a Agência Brasil, o início da fase penumbral será às 5h02 (hora de Brasília). Uma segunda faixa do Brasil, que inclui a Região Sul, grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, estará vendo a Lua (quase se pondo) em toda a fase penumbral, mas não se percebe diferença em sua luminosidade nessa fase.

O máximo do eclipse ocorrerá às 7h59 (horário de Brasília) e a fase total terminará às 8h42 (horário de Brasília). O fim do eclipse parcial será às 9h49 (horário de Brasília) e o fim do penumbral às 10h50 (horário de Brasília).

Segundo Josina Nascimento, astrônoma e gestora da Dicop (Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência) do Observatório Nacional, no eclipse total a lua adquire uma cor avermelhada, e isso ocorre porque mesmo totalmente mergulhada na umbra (a sombra escura da Terra), a Lua ainda recebe a luz do Sol de forma indireta através da atmosfera terrestre.

Além do noroeste da América do Sul, o eclipse total será observado pela população nordeste da Europa, na Ásia, Austrália, América do Norte, América Central, nos oceanos Pacífico, Atlântico, Índico e no Ártico.

O próximo eclipse total da lua vai demorar dois anos pra ocorrer novamente: 13 e 14 de março de 2025, com visibilidade para todo o Brasil.