Eclipse anular do sol formará “anel de fogo” no próximo sábado (14)

Você está visualizando atualmente Eclipse anular do sol formará “anel de fogo” no próximo sábado (14)
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de outubro de 2023

No próximo sábado, 14 de outubro, o Brasil terá a oportunidade de observar um fenômeno astronômico raro: um eclipse anular do sol. Esse tipo de eclipse ocorre quando o sol, a terra e a lua se alinham de forma que a lua fica entre o sol e a terra, mas não cobre totalmente o disco solar. Assim, forma-se um “anel de fogo” ao redor da lua, que pode ser visto em algumas regiões do país.

O eclipse anular do sol começará às 11h30 (horário de Brasília) e terá duração variável conforme a localização. Segundo o projeto Mistérios do Espaço, que divulga a ciência de forma descomplicada, o fenômeno ficará 40% visível em Mato Grosso do Sul. Já os estados do norte e nordeste do Brasil terão uma visão privilegiada do eclipse, se o céu não estiver nublado.

Para observar o eclipse anular do sol com segurança, é preciso usar um filtro adequado, como o filtro de soldador número 14 ou maior. O Observatório Nacional alerta que nunca se deve olhar diretamente para o sol, nem mesmo com películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. Mesmo que por poucos segundos, a exposição, aos raios solares pode danificar, de forma irreversível, a retina ocular.

Publicidade

99

Os eclipses anulares do sol não são frequentes. O último aconteceu em junho de 2021, mas sem visibilidade no Brasil. Somente em 02 de outubro de 2024, um novo eclipse solar poderá ser visto. Por isso, vale a pena aproveitar essa oportunidade única de ver o “anel de fogo” no céu.