Protestos entram no 3º dia e fronteira da Bolívia permanece fechada

Você está visualizando atualmente Protestos entram no 3º dia e fronteira da Bolívia permanece fechada
Fronteira em Corumbá segue fechada na manhã desta segunda-feira
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de outubro de 2022

Puerto Quijarro (BO)- O Paro Cívico denominado de “medidas extremas” convocadas pelos Comitês Cívicos da Bolívia, entram nesta segunda-feira, 24 de outubro, no terceiro dia de ações que ocorrem em todo o país.

Em Puerto Quijarro, cidade que faz fronteira com Corumbá, o acesso de caminhões e veículos segue fechado. Apenas ambulância e veículos de emergência permanecem com a passagem liberadas.

Os atos tiveram início na madrugada de sábado (22), quando manifestantes fecharam o acesso do país bem como as principais vias que ligam as províncias até Santa Cruz de La Sierra, incluindo pontos de bloqueio na Rota Bioceânica.

paro civico2
Apenas veículos de emergência tem passagem liberada na fronteira com Corumbá

O início do ato foi marcado pela tensão e confronto entre grupos cívicos e apoiadores governistas, contrários a convocação da paralisação geral.

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas nos confrontos ocorridos na fronteira. Júlio Pablo Taborga, 47 anos, veio a óbito após ser golpeado na cabeça por manifestantes.

Segundo informações da imprensa local, neste domingo, 23 de outubro, Policiais do Departamento de Análise e Inteligência Criminal ( DACI ), executaram a operação de captura e, subsequente transferência, por via aérea, de Puerto Suárez ao aeroporto El Trompillo, na capital de Santa Cruz.

Rubén Mario F. G., Samuel R. M. e Jaime A. D., cidadãos cívicos de Puerto Suárez a quem o Ministério Público atribui a suposta prática do crime de homicídio, foram detidos sob protestos da população e denúncias de abusos das forças policiais.

Em Santa Cruz de La Sierra, sede administrativa da Bolívia, as manifestações também permanecem tensas e tanto lideranças do governo como dos cívicos parecem estar longe de um entendimento.

A Greve

De acordo com informações, a manifestação é em protesto contra o adiamento da realização de um censo populacional inicialmente marcado para acontecer neste ano. O governo, no entanto, teria anunciado o adiamento para 2024.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular