Tempo instável e possibilidade de chuva forte deve seguir até domingo em MS

Você está visualizando atualmente Tempo instável e possibilidade de chuva forte deve seguir até domingo em MS

Atípico para essa época do ano, o clima em Mato Grosso do Sul segue instável e longe das altas temperaturas, registradas nos meses de setembro e outubro, características da primavera.

“Estamos com temperaturas bem amenas, mínimas de 20 e máximas de 30. Lembro que setembro do ano passado era 36º a 38 em algumas cidades”, comenta o meteorologista do Cemtec, Vinicius Banda Sperling.

Conforme previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), essa instabilidade deve permanecer por todo o fim de semana, com chance de chuva principalmente para a região Sul do Estado.

De acordo com o Centro, é a frente fria que está sobre o litoral da região Sul a responsável por todo esse clima instável, na região que compreende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Tempo ruim

Nesta sexta-feira (14), Ponta Porã fica responsável pelas temperaturas mais baixas, com mínima de 18ºC e máxima de 22ºC, segundo o Cemtec.

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi emitido alerta para perigo de tempestade no município, que deve registrar pancadas de chuva e trovoadas antes do fim de semana.

Neste tipo de clima é importante estar atento. De acordo com o agente Renan Arruda, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a orientação é buscar lugar seguro.

  • Evite subir nos telhados para limpar calhas ou arrumar antenas.
  • Não jogar lixo em bueiros (boca de lobo), para não obstruir o escoamento de água; não jogar lixo ou entulho no córrego.
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Se estiver no transito, observe se a água ultrapassou o nivel do meio-fio, em caso de alagamento da via, busque rota alternativa, não arrisque passar,
  • Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas,
  • Não fique perto de janelas.

“Poças de água podem ocultar buracos no asfalto. Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha”, completa o agente Renan.

Fim de semana

No sábado e domingo, a previsão indica uma variação entre tempo firme e uma variação de nebulosidade. Ainda assim, as pancadas de chuva e tempestades isoladas devem estar presentes.

É importante não esquecer que, nestes dias, estão previstos aumentos repentinos de temperatura, principalmente ao norte e bolsão do Estado.

Coxim, logo no sábado (15), registra 35ºC nos termômetros, temperatura que se mantém no dia seguinte e é registrada também em Três Lagoas no domingo (16).

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular