BTG/FSB: Lula cresce, atinge 44% dos votos e Bolsonaro se mantém com 35%

Você está visualizando atualmente BTG/FSB: Lula cresce, atinge 44% dos votos e Bolsonaro se mantém com 35%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o primeiro turno das eleições presidenciais com 44% dos votos, segundo a pesquisa da FSB Comunicação para o banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (19/9). O presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável, com 35%.

O petista aumentou 3 pontos percentuais desde o último levantamento, divulgado no dia 12 de setembro, entretanto Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) oscilaram para baixo e agora têm 7% e 5% das intenções de voto, respectivamente. Anteriormente Ciro tinha 9% e Simone, 7%.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07560/2022. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. A margem de segurança é de 95%.

Confira as porcentagens dos outros candidatos:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 35%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Simone Tebet (MDB): 5%

Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

Os candidatos Felipe D’Ávila (Novo), Constituinte Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram no levantamento. Votos brancos e nulos somam 4%, enquanto aqueles que não sabem em quem votar ou não responderam representam 3%.

2º turno

Foram comparados na pesquisa vários cenários de 2º turno entre os candidatos mais bem colocados na pesquisa.

Lula venceria todos os candidatos nos confrontos diretos. Na simulação entre o petista e Bolsonaro, Lula venceria com 52% das intenções — 1 ponto percentual a mais do que no levantamento anterior. Bolsonaro teria 39% dos votos, um ponto percentual a mais do que na pesquisa anterior.

Nos outros dois cenários analisados de Bolsonaro, o candidato à reeleição perderia para Simone Tebet e Ciro Gomes. Nestes cenários, as intenções de voto foram de 48% para Tebet, que se manteve estável, contra 41% de Bolsonaro, que cresceu um ponto percentual no comparativo com o levantamento anterior.

Já no cenário com Ciro, o pedetista teria 49% das intenções de voto (1 ponto percentual a menos do que na pesquisa anterior) e Bolsonaro 41%, um aumento de 3 pontos percentuais.

Contra Ciro e Tebet, Lula também venceria. Contra Ciro teria 48% das intenções de enquanto o pedetista teria 35%. Neste cenário Lula cresceu 2 pontos percentuais e Ciro se manteve estável. Já no comparativo com Tebet, a candidata do MDB teria 33% das intenções e Lula 50% — Lula cresceu 2 pontos percentuais e Tebet caiu 1 ponto percentual.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular